segunda-feira, 8 de novembro de 2010

JESUS ESTÁ LÁ FORA (AP 3.14-22) - PARTE 5

“Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.”

Pregar e ensinar sobre Deus repreendendo e castigando o pecado em nossos dias é estar disposto a ver caras feias e bocas retorcidas, e até perder membresia (ou será freguesia?) da igreja.

Na medida em que o tempo passa, passa também a percepção de que o amor de Deus não abre mão da repreensão e da punição devida, quando o pecado está em franca atividade na vida de um crente, ou de uma igreja. Não, não consigo visualizar Deus com um chicote na mão, açoitando os impenitentes como um algoz, ou como um pai severo que despeja sua fúria no filho rebelde toda vez que este faz algo que o desagrade. Não consigo imaginar Deus ofegante, à espreita da primeira oportunidade para demonstrar sua indignação. Entretanto, não consigo visualizar um Deus passivo e subserviente, omisso e condescendente com o pecado, com as heresias e com a apostasia.

As teologias modernas, encabeçadas pelo câncer conhecido como teologia da prosperidade tratou de caricaturar a imagem de Deus como se Ele fosse uma espécie de gênio da lâmpada, um bom velhinho escravo dos prazeres e deleites humanos, e só isso.
Muitos cristãos em nossos dias não servem a Deus, querem ser servidos por Ele, logo, elaboram em suas mentes a falsa idéia da ausência da retaliação necessária quando pecam, por exemplo. Por isto a gente tem tanto crente “meia-boca”... O que não faltam em nossas igrejas são crentes fajutas e isto se dá por esta falsa interpretação do caráter de Deus; do Deus que odeia, abomina o pecado e está disposto a despejar sua sentença – ainda que toda sentença decretada por Ele tenha como fundamento a disciplina correcional, pois não tem prazer na destruição ou na desgraça alheias.

Não teria nenhuma dificuldade em listar uma infinidade de passagens e versículos Bíblicos para ratificar a exposição acima, mas quero me concentrar no comentário do versículo em epígrafe. Observe que a punição não abre mão do amor e não há contradição nenhuma nisto! Gosto muito de ler Hebreus 12.6 quando diz que “... o Senhor corrige a quem ama e açoita a qualquer que recebe por filho”. Como pai que sou e tendo que corrigir minhas filhas de vez em sempre, consigo entender esta afirmação plenamente, sem nenhum conflito! Portanto, como filho de Deus também, quero estar sempre disposto a aceitar Sua correção sempre que se fizer necessário!

A liderança da igreja de Laodicéia recebe um ultimato, extensivo a toda igreja: “Sê pois  zeloso e arrepende-te”. A palavra é dura, mas revela em seu bojo o desejo de Deus em ver o pecador arrependendo-se e voltando-se para Ele. Seu desejo é que o desviado pecador se esforce e mude de atitude, que reconheça seu estado deplorável e mude de vida. – pr Aécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário