quinta-feira, 29 de julho de 2010

VEREDAS ANTIGAS

"Assim diz o SENHOR: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos." - Jeremias 6.16

Deus nos chama às veredas antigas. Uma volta às praticas deixadas de lado e que cada vez mais estão sendo desprezadas em nome de novas modalidades no jeito de pregar, louvar e até orar.

Em nome da supostas "contextualizações" assassinaram a reverência e o temor a Deus! Os cultos não são cultos: são brincadeiras! Se o povo não der boas gargalhadas nos cultos, parece que não foi bom o encontro. Se o pastor não pregar uma mensagenzinha "mamão com açucar", há quem vá no próximo domingo procurar uma "igreja melhor"! Mas, minha Bíblia diz que tem que haver choro e quebrantamento na iminência do pecado e da mundanidade. Tem que haver arrependimento e coração rasgado na presença de Deus! Culto que é culto tem arrependimento também, deve ter!

Tem gente entrando cheio de adultério e outras abominações em nossas igrejas se acomodando folgadamente nas mensagens de araque pregadas por homens e mulheres que não têm nem temor de Deus, quanto menos chamado ou vocação ministerial!

É preciso voltar e rever o ponto de partida. O primeiro amor tem que ser restaurado na Igreja, mas o temor também precisa voltar a freqüentar nossos cultos e casas. Estamos em rota de colisão com a vontade de Deus e, caso a igreja brasileira não se arrependa de todos os maus caminhos que está trilhando em nome de uma fé frouxa e conivente com a mentalidade pós-moderna e liberal, irá repetir o que a Europa experimenta em matéria de fé: Falência.

O pecador não tem que exigir cultos bem elaborados; poltronas confortáveis e som de primeira... Pecador tem que chorar suas misérias e lamentar sua podridão espiritual! Pecador é miserável por natureza e não tem que ser atraído com caviar, não! Eles têm que sentir o cheiro do defunto (sua natureza morta) que carregam dentro de si! O pecador não tem de ser atraído pelo som bonito de uma banda que gasta dez horas ensaiando; nem tem autoridade moral ou espiritual para escolher que tipo de pregação quer ouvir. O que deve atrair o pecador é a voz misericordiosa de um Deus que escolheu salvá-lo, quando este merecia a eternidade no mais profundo inferno! Isto independe se a igreja é nos Jardins (Zona nobre de São Paulo) ou nas favelas e invasões da Zona Leste (Zona de grande concentração de pobreza).

Pecador não tem que impor se a igreja tem estacionamento amplo ou se tem ar condicionado. Pecador precisa saber que o maior desconforto é ser escravo do pecado, filho do diabo sem direito a liberdade - o diabo não pega leve não e todo pecador tarado, viciado, drogado e outros "ados" sabe do que estou falando!

Por outro lado, falta mais pulso nos ministros em não ceder aos apelos e manhas próprias de uma geração acostumada aos prazeres da carne - os pregadores estão com medo de perder a freguesia, isso sim. Tem que por a mão na ferida e expremer até que saia toda a infecção! Pregação boa não é aquela em que o sujeito entra fedendo pecado na igreja e sai dizendo "Fui abençoado"! O Pregador tem que denunciar o pecado e trazer à luz o que está escondido para que o pecador saia dizendo "Estou envergonhado e arrependido"! Se isso não acontecer o pecado e o diabo vão continuar invadindo as igrejas e as casas!
Creio que Deus está chamando para as veredas antigas. Para o caminho do arrependimento; da fé pura e simples; da intercessão ardente; da confissão de pecados; da comunhão sem interesses; da prática dos dons; do abandono da idolatria e do compromisso fiel à Ele mesmo!

Os crentes precisam voltar ao temor - digo respeito - nos cultos prestados ao Senhor da criação. Durante os cultos vários cristãos mascam chicletes; passam SMS; brincam com os joguinhos do celular e ainda fazem piadas das pregações e do louvor. Depois de tudo isso ainda acham que a igreja estava uma benção só porque estava cheia... Cheia de gente vazia, isso sim!

Que Deus nos mostre o caminho de volta às veredas antigas! - pr Aécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário